quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Radhika-Carana-Padma Srila Bhaktivinoda Thakura


radhika-carana-padma, sakala sreyera sadma,
jatane je nahi aradhilo
radha-padmankita-dhama, brindabana jará nama,
taha je na asroy korilo (1)
radhika-bhava-gambhira citta jeba mahadhira
gana-sanga na koilo jibane
kemone se syamananda, rasa-sindhu-snanananda,
labhube bujhoha eka-mane (2)

Aquele que deixa de adorar com grande cuidado os pés de lótus de Srimati Radhika, que são a morada de todos os auspícios; aquele que não tenha se abrigado em Vrindavana dhama, que é decorado com as belas pegadas de lótus dEla; aquele que nessa vida não tenha se associado com os devotos de Srimati Radhika, cujos humores, assim como o de Srimati Radhika, são muito graves e profundos, cujos corações e inteligências são fixos em adorá-lA– como poderá tal pessoa experimentar a bem-aventurança de se banhar no oceano de syama-rasa? Por favor, entenda isso com muita atenção!

radhika ujjvala-raser acarya
radha-mahadhaba-suddha-prema bicarya (3)

Srimati Radhika é a acarya das doçuras amorosas (ujjvala-rasa). O amor puro entre Radha e Madhava destina-se a ser discutido e contemplado.

je dharilo radha-pada parama jatane
se pailo krsna-pada amulya-ratane (4)

Aqueles que põem os pés de lótus de Srimati Radhika em seus corações e os adoram com grande carinho obtêm as inestimáveis jóias que são os pés de lótus de Krsna.

Radha-pada bina kabhu krsna nahi mile
Radhara dasira krsna sarava-bede bole (5)

Sem tomar abrigo nos pés de lótus de Radha, tal pessoa não pode nunca se encontrar com Krsna. As escrituras Védicas declaram que Krsna é a propriedade das servinhas de Sri Radha.

chodata dhana-jan, kalatra-suta-mita,
chodata karama geyana
radha-pada-pankaja, madhu rata sebana,
bhaktivinoda paramana (6)

Abandonando riqueza, seguidores, esposa, filhos, e amigos, e abrindo mão das atividades materialistas e de conhecimento especulativo, a pessoa se torna absorta na doçura do serviço aos pés de lótus de Srimati Radharani. Esta é a declaração solene de Bhaktivinoda.


Nenhum comentário:

Postar um comentário